Gatos são animais curiosos e gostam de “dar voltinhas” pela vizinhança. Todavia, essa facilidade de acesso não é recomendada, uma vez que, assim, os gatos ficam expostos ao perigo, podendo sofrer com doenças, atropelamentos, sequestros e afins.

Conseguir impedir o gato de pular o muro não é uma tarefa fácil, pois algumas formas de construção favorecem o acesso dos bichinhos. Nossas recomendações de segurança são:

- Ter muros lisos, que não facilitem o processo de escalada;

- Ter muros com, no mínimo, 3m de altura para impedir o gato de pular o muro;

- No alto do muro, instalar estruturas para a fixação das telas de proteção. Estas hastes devem ter 1 metro de comprimento e ser instaladas em ângulos de 45 a cada 1,5 metros. Assim elas impedem a escalada “vertical”/ “inclinada” dos gatos;

- Evitar empilhar caixas, objetos e/ou fazer construções próximas aos muros que facilitem a escalada paralela ao muro e um eventual salto para fora da casa;

- Evitar plantar árvores dentro do terreno e ficar sempre atendo ao local onde vai estacionar o carro, pois estes servem de facilitadores para a escalada.

impedir o gato de pular o muro

Além de impedir o gato de pular o muro, recomenda-se também o uso chapas no portão da residência, para evitar que o bichinho possa sair por ali.

Instale telas de proteção com quem é referência no assunto em Curitiba. Chame a Prevenir - Proteção de Ambientes.


Estas dicas foram desenvolvidas com o apoio do Projeto MiauDota - uma equipe de voluntárias que há quase 2 anos resgata gatos abandonados ou em situações de risco em Curitiba.